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Fraude Banco do Brasil pela Internet / Senha Banco do Brasil / Golpe BB

Banco do BrasilRedação do Tumultuando é vítima de fraude em conta do Banco do Brasil e compartilha o fato para que leitores possam entender esta modalidade de roubo e se proteger.

Como começou a fraude

Na última sexta-feira (13) a redação do Tumultuando recebeu uma mensagem SMS originada do número 4004-0001, com o seguinte texto:

“BB informa: gerado codigo para liberação de computador: XXXX, em 13/01/2012, as 14h58. Para sua segurança não informe este código a ninguem”.

Por questões de segurança, apresentamos o código de liberação como XXXX.

No momento não foi dada atenção à mensagem, levando em conta que nenhum código de liberação de computador havia sido solicitado para tal conta corrente.

Constatando a Fraude

No dia seguinte (sábado, 14), ao acessar a conta do Banco do Brasil pela internet e verificar o extrato, foi identificada uma transferência via DOC no valor de R$ 2.000,00, efetuada em 13/01/2012. Esta transferência foi realizada sem autorização do titular da conta e destinada a uma pessoa de desconhecida.

Com este cenário foi possível constatar a fraude e parte da estratégia dos contraventores.

Para quem foi o dinheiro

Com o objetivo de facilitar a vida do cliente, o sistema do Banco do Brasil deixa disponível o histórico recente de transferências realizadas, permitindo que o usuário faça uma nova transferência para um mesmo destinatário sem ter que digitar todos os dados novamente.

Tendo conhecimento deste recurso, foi simulado o início da realização de uma transferência por DOC, e com isso identificado nome e CPF do titular, além da agência e conta de destino.

SAC Banco do Brasil

Com todas as informações em mãos foi possível formalizar a ocorrência da fraude no SAC do Banco do Brasil, através do número 0800 729 0722.

Neste atendimento, o SAC do Banco do Brasil forneceu um número de protocolo e orientou que procurasse pessoalmente a agência, além de que fosse forçado o bloqueio da senha de acesso pela internet (8 dígitos).

Para forçar o bloqueio da senha de acesso do Banco do Brasil pela internet é necessário digitar a senha com qualquer número incorreto por mais de três vezes.

Na Agência

Na segunda feira (16) foi efetuado contato telefônico com a gerente da conta no Banco do Brasil, a qual solicitou que comparecesse pessoalmente ao local para realizar a abertura de um ROI – Registro de Ocorrência Ilícita.

Na abertura do ROI foi necessário descrever a maneira como a fraude foi identificada e responder um questionário que verifica os cuidados do correntista com a escolha de senhas e utilização da conta via internet.

A gerente informou o prazo de uma semana para que o Banco do Brasil investigue o ocorrido e faça a devolução do dinheiro.

Como foi feita

Com base nas informações obtidas na agência, foi possível concluir que a fraude foi feita por alguém que possuía os dados do correntista do Banco do Brasil, além da senha de acesso ao atendimento telefônico 4004-0001, pois foi via telefone que os impostores geraram um código de liberação de computador.

Tendo o código de liberação para cadastrar um computador e a senha de acesso à internet, os fraudadores invadiram a conta e vincularam um novo computador à conta, permitindo que fossem realizadas transações financeiras a partir do mesmo.

Este fato ainda não seria suficiente para concluir a fraude, pois é necessário informar a senha do cartão de débito para realizar uma operação financeira via internet. Porém os criminosos também possuíam a senha do cartão de débito, a qual lhes permitiu efetuar a transferência fraudulenta.

Dados Sigilosos

Em um caso como este é normal ficarmos inseguros com a possibilidade de termos o computador infectado com algum vírus ou do cartão da conta ter sido clonado, mas pensado sobre a quantidade de informações necessárias para efetuar uma fraude como esta, é muito difícil de acreditar que um vírus seja capaz de rastrear todos os dados de uma pessoa, que são obtidos em várias origens e informados por motivos distintos.

Ficamos com a forte suspeita de que a fraude tenha sido realizada por funcionários ou prestadores de serviço do Banco do Brasil, levando em conta a grande quantidade de senhas e dados pessoas necessários para concluir o ato ilícito.

Atenção

Caso venha a receber uma mensagem via celular, informando um código de liberação de computador, entre em contato com o Banco do Brasil imediatamente e solicite o bloqueio de todas as suas senhas.

 

Um comentário

  1. regis de lira

    O meu cartão foi clonado e passaram o cartão em vários estabelecimentos de São paulo no valor de 1.200,00. Justo no dia em que foi passado eu estava viajando em Manaus. Fiz o boletim de ocorrência, levei ao banco e vai fazer um mês que estou nesta corrida e eles não devolvem o meu dinheiro e alega que outra pessoa que eu conheço usou o cartão. Francamente!!! Arrumam um monte de desculpas para não devolver o meu dinheiro. Falha do banco!! PORQUE NÃO VÃO INVESTIGAR, COM CERTEZA TEM UMA QUADRILHA ATRAS DISSO E VÃO ACABAR DESCOBRINDO QUE TEM GENTE DO BANCO NO MEIO!!

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